A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumen
Este trabalho consiste num estudo de caso, baseado em uma intervenção pedagógica na Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira, pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS, como uma atividade da disciplina Prática enquanto Componente Curricular IV. O software Geogebra foi utilizado como uma ferramenta para orientar os alunos na apresentação de entes geométricos e suas propriedades. Inicialmente, os alunos introduziram ao grupo os comandos básicos de movimento, construção e edição do software. Logo após, esses alunos juntamente com o grupo de aplicação da atividade construíram uma fgura geométrica, tendo como objetivo melhorar seus conhecimentos em geometria por meio do uso do Geogebra. No fnal da atividade, o grupo respondeu a um questionário para avaliar a sua aprendizagem e o software, bem como, obter informações sobre a opinião das aulas de geometria. Coimo resultado, a maioria do grupo considerou a atividade interessante, uma vez que tiveram a oportunidade de investigar mais acerca desse assunto, dessa forma, tornaram-se motivados.
Descargas
Citas
BALDINI, L. A. F. Construção do conceito de área e perímetro: uma seqüência didática com auxílio de software de geometria dinâmica. 2004. 179 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2006.
CAVALCANTE, N. I S. O ensino de matemática e o software geogebra: discutindo potencialidades dessa relação como recurso para o ensino de funções. In: Encontro Paraibano de Educação atemática, 6., 2010.
Monteiro/PB. Anais... Monteiro/PB: Universidade Estadual da Paraíba, 2010. p. 1-9. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/ artigos/pacotes/RE- 12419073.pdf> Acesso em: 03 de nov. 2017.
JATOBÁ, M. F. D. SILVA, B. L. O. Novas metodologias de ensino: uma pesquisa sobre o uso do software GeoGebra no primeiro ano do ensino médio. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9., 2016, Campina Grande/PB. Anais... Campina Grande/PB: Instituto Federal da Paraíba, 2016. [Paginação Irregular]. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/ epbem/trabalhos TRABALHO_EV065_MD4_SA7_ID650_26102016111014.pd f> Acesso em: 20 out. 2017.
LOBO, J. da S.; BAYER, A. O Ensino de Geometria no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - Acta Scientiae, Canoas, v.6, n.1, p. 19-26, jan. /jun. 2004. Disponível em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~hsilvestrini/O%20ensino%20de% 20Geometria.pdf> Acesso em: 10 abr. 2017
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, p. 4– 13, Ano III, nº4, 1º sem., 1995. Disponível em: <http://professoresdematematica.com.br/wa_fles/0_20POR_20QUE_20NA O_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf> cesso em: 02 nov. 2017.
PASTANA, C. O. VAZ, A. S. S. Aplicação de Recursos Tecnológicos e Softwares Educativos na Construção de Conceitos no Ensino de Física e Matemática. Revista Madre Ciência – Educação, Santana, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: <http://madretereza.edu.br/revista/index.php/ educacao/article/view/5/4> Acesso em: 21 out. 2017.
NÓBRIGA, J. C. C.; ARAÚJO, L. C. L. de. Aprendendo Matemática com o Geogebra. São Paulo: Exato, 2010.
SEOLIN, M. C. ANDRADE, L. K. N. A utilização do GeoGebra como recurso facilitador para o ensino da geometria plana. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafos da escola pública paranaense. 2010. Curitiba: SEED/PR., 2014. v.1. (Cadernos PDE). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde 2010/2010_fafpa_mat_artigo_mary_carmen_seolin.pdf> Acesso em: 21 out. 2017.
SILVA, G. H. G. PENTEADO, M. G. Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade. Ciência & Educação. Bauru, v. 19, n. 2, p. 279-292, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1516-73132013000200004> Acesso em: 21 out. 2017.