A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Filipe Ramos Netto
  • Luciano de Oliveira
  • Luísa Dinele Montanha Marques Galarça
  • Maurício Ramos Lutz

Abstract

Este trabalho consiste num estudo de caso, baseado em uma intervenção pedagógica na Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira, pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS, como uma atividade da disciplina Prática enquanto Componente Curricular IV. O software Geogebra foi utilizado como uma ferramenta para orientar os alunos na apresentação de entes geométricos e suas propriedades. Inicialmente, os alunos introduziram ao grupo os comandos básicos de movimento, construção e edição do software. Logo após, esses alunos juntamente com o grupo de aplicação da atividade construíram uma fgura geométrica, tendo como objetivo melhorar seus conhecimentos em geometria por meio do uso do Geogebra. No fnal da atividade, o grupo respondeu a um questionário para avaliar a sua aprendizagem e o software, bem como, obter informações sobre a opinião das aulas de geometria. Coimo resultado, a maioria do grupo considerou a atividade interessante, uma vez que tiveram a oportunidade de investigar mais acerca desse assunto, dessa forma, tornaram-se motivados.

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References

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Published
2018-12-03