TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO VULNERÁVEL

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA CRIAÇÃO DE GRAPHIC NOVELS DIGITAIS EM INGLÊS

  • Jorge Wilson Torres Hernández Universidad de las Américas y el Caribe México
Palavras-chave: Percepção, Inglês, história em quadrinhos, aprendizado cooperativo, estratégias

Resumo

Esta investigação foi feita em uma escola colombiana que atende crianças em condições de vulnerabilidade educacional. Lá, foi criada uma história em quadrinhos digital baseada na aprendizagem cooperativa, cujo objetivo era fortalecer os conhecimentos da língua inglesa. A pesquisa é qualitativa na modalidade de pesquisa-ação. Foi selecionada uma turma do 11º ano (16 alunos) cujas características socioculturais se enquadram na vulnerabilidade social. Quatro fases foram realizadas para a pesquisa (Diagnóstico, Desenho e intervenção e Avaliação). Em primeiro lugar, foi realizado um questionário de necessidades de aprendizagem para determinar as preferências em termos pedagógicos e didáticos. Em seguida, exploram-se vários motores para a criação de graphic novels digitais tendo em conta as teorias propostas neste estudo. Posteriormente, o motor gráfico Ren'Py é socializado aos participantes. Por fim, com o auxílio de um questionário de percepção dos alunos quanto à aquisição de habilidades de língua inglesa gerado a partir de um motor gráfico para a criação de romances visuais, a experiência é valorizada para propor ações de melhoria. Em conclusão, a realidade educacional de uma instituição que atende populações vulneráveis foi transformada, especificamente, nos processos de ensino-aprendizagem de -Inglês- que levaram ao fortalecimento das quatro habilidades linguísticas, alcançando mudanças significativas por meio da interação social que enriqueceu a experiência. Da mesma forma, a própria ideia de trabalho em equipe foi ampliada ao propor o trabalho intergrupal e a avaliação intergrupal, que foram apoiadas por um feedback efetivo.

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Publicado
2023-06-22
Seção
Artigos