LEVANTAMENTO DE MOTIVOS DE RETENÇÃO DA DISCIPLINA "ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA" NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UEFS

  • Emille Victória Sampaio Guedes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Valmir Vinícius dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Nadine Cerqueira Marques Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Claudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: Engenharia de Computação, Geometria Analítica, Álgebra Vetoria, Evasão/retenção na graduação

Resumo

O Ensino Superior brasileiro tem crescido ao longo das últimas décadas. Porém, simultaneamente, ainda há grandes taxas de retenção e evasão nas universidades, especialmente nos cursos de Engenharia. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o componente curricular obrigatório do Curso de Engenharia da Computação, da UEFS com maior índice de evasão e retenção, e investigar, após a identificação, os motivos, conteúdos ou estratégias que possam ter sido os disparadores destes problemas. Utilizou-se a abordagem quantitativa como estratégia metodológica e os resultados apontaram fragilidades na apreensão de conteúdos mais abstratos e na carência de conhecimentos básicos de matemática, além de sinalizar a potencialidade do uso de tecnologias digitais em apoio ao processo educacional.

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Publicado
2022-07-12
Seção
Artigos