O IMPACTO DO DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA

USO DA DINÂMICA DE SISTEMAS PARA AVALIAÇÃO

  • Nilson Modro UDESC
  • Glauco Oliveira Rodrigues ufsm
Palavras-chave: Dinâmica de Sistemas, Modelagem Computacional, Vensim.

Resumo

Este trabalho apresenta a compreensão, desenvolvimento e execução de um modelo computacional baseado na dinâmica de sistema, o qual têm por funcionalidade principal a geração de alternativas para o processo decisório no que se refere ao descarte do óleo residual. Para o desenvolvimento dos modelos, utilizou-se o método de Dinâmica de Sistemas. Matematicamente, um modelo de Dinâmica de Sistemas constitui-se em um sistema de equações lineares. Através do Vensim, foi possível desenvolver, documentar, simular e analisar os modelos, constatando o impacto ambiental e social causado pela coleta nos sete municípios estudados. Com os resultados gerados pelo modelo de simulação, percebe-se os danos ambientais causados pelo mal descarte do óleo residual, além da possibilidade de estender o ciclo de vida do óleo, tornando-o um novo produto e possível forma de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIOVE (Brasil) (Comp.). Arquivo com estatística mensal. 2021. Disponível em: . Acesso em: 07 mar.2021.

ANDRADE, A.L; SELEME, A.; RODRIGUES, L.H.; SOUTO, R. Pensamento Sistêmico: caderno de campo: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre, Bookman, 2006.

BIZARI, L.; CHRISTIANI, V.S.;LEITE, P.R. A logística reversa no retorno do óleo de cozinha usado, XXXV encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2011

CAETANO, M. McDonald's lança projeto de biodiesel a partir do óleo de cozinha. 2010. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1711075-1934,00.html

CHWIF, L.; MEDINA, A.C. Modelagem e Simulação de eventos discretos: Teoria e Aplicação, 4ed. Elsevier. Rio de Janeiro. 2015.

FORD, A. Modeling the environment, Second Edition.Island Press, 2009.

JUNIOR, O. S. R. P.; NETO M. S. N.; J. B.; SACOMANO, J. L. LIMA. A Reciclagem do Óleo de Cozinha Usado: uma Contribuição para Aumentar a Produtividade do Processo, Key elements for a sustainable world: energy, waterandclimatechange; São Paulo – Brasil – May 20th-22nd – 2009
LIMA, R. A. Aplicação do Projeto Didático-Pedagógico “Sabão Ecológico” em uma Escola Pública de Porto Velho – RO. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18, n. 3, p.1268-1272, 2014.

LONGARAY, A. A. Introdução à pesquisa operacional. São Paulo: Saraiva, 2014.

MENDES, P.A.S. Sustentabilidade na produção e uso do biodiesel. Curitiba. Annris. 2015.

OLIVEIRA , B. M. G ; SOMMERLATTE, B. R. (2009). Plano de Gerenciamento Integrado do Resíduo óleo de cozinha.Disponívelem : , OLIVEIRA,G.S.;

FILHO, R. D. O. Análise do consumo de combustível de ônibus urbano, Anais doXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), 2014.

REIS,M.P.F.P.; ELLWANGER,R.M.;Fleck,E. Destinação de óleos de frituras. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, 2007.

RIBEIRO, E. M. F.; MAIA, J. O.; WARTHA, E. J. As questões ambientais e a química dos sabões e detergentes. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 169-175, 2010.

SABESP. Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura da Sabesp. São Paulo: Sabesp, 2010

VIDMANTAS, J.B.D ; TIROLE, C.A.S ; BIGATÃO, D.A.R ; JUNIOR, M.F.J. Estudo do Destino de Resíduos Oleosos em Estabelecimentos de Comida Rápida, Situados em Shopping na Cidade Dourados/MS. III Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Sustentabilidade: Um Desafio da Humanidade, Campo Grande, Mato Grosso, 2010.

ZUCATTO, L. C.;WELLE, I. ; SILVA, T. N. D. Cadeia reversa do óleo de cozinha: coordenação, estrutura e aspectos relacionais. RAE - Revista de Administração de Empresas, 53(5), 2013.
Publicado
2022-07-12
Seção
Artigos