HISTÓRIAS LINGUÍSTICAS DE VIDA. PRIMEIRO DIA DE AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Eréndira Dolores Camarena Ortiz Universidad Nacional Autónoma de México
  • Rosa Lucha Cuadros Escuela Oficial de Idiomas, Barcelona, España

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre histórias de vida, mas de uma área bem específica, que é o início da aprendizagem de uma língua estrangeira em ambiente escolar, realizada por meio de análise de discurso com um grupo de alunos da Escola Nacional de Letras, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Analisam-se as histórias em espanhol das primeiras experiências dos estudantes de língua estrangeira: são reconstruídas através das narrativas escritas dos jovens estudantes, alguns momentos relevantes, pessoas, circunstâncias, situações, conflitos, encontros que se reuniram em um ou outro sentido, na sua forma de perceber, sentir e aprender uma língua estrangeira. Concebemos o ensino de línguas estrangeiras como parte essencial da vida dos alunos e como um dos pontos de inflexão para sua atuação nos anos de ensino superior que estão apenas começando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTAUX, D. 2003. Los relatos de vida. Navas de Tolosa: Edicions Bellaterra.
CHARAUDEAU, P. 2003. El discurso y las situaciones interlocución. Oralia. Vol. 7, 2004.
CHARAUDEAU, P. (2003) El discurso de la información. La construcción del espejo social. Barcelona, Gedisa, Cap. 1 y 2.
CHARAUDEAU, P. 2011. Las emociones como efectos de discurso. Versión, Vol. 26, junio 2011. La experiencia emocional y sus razones. UAM, México. Pp.97-118,
CALSAMIGLIA, H. Y TUSÓN, A. (2001). Las cosas del decir. Barcelona: Ariel.
CORNEJO, M., MENDOZA, F. Y ROJAS, R. La investigación con relatos de vida: pistas y opciones del diseño metodológico. PSYKHE 2008, Vol.17, N°1, 29-39. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0718-22282008000100004 (consultado en abril de 2020).

DEI, F. (2012). Antropologia culturale. Il Mulino: Bologna.

GARCÍA, R., LUBIÁN, P., & MORENO, A. (s/f). La investigación biográfico narrativa en la educación. http://web.usbmed.edu.co/usbmed/curso_docente/DOCUMENTOS_CALI/TEXTOS%20CURSO%20DE%20FORMACI%C3%93N/INSTRUMENTOS/INVESTIGACION_BIBLIOGRAFICA_NARRATIVA.pdf Consultado en abril 2020.
MALINOWSKI, B. (1986). Los argonautas del Pacífico Occidental. Barcelona: Planeta-Agostini.
OTAOLA, C. (1989). El análisis del discurso: introducción teórica. UNED. Epos: Revista de Filología. Año 1989, N. 5.
https://www.simbolics.cat/cas/historia-de-vida-que-es-y-como-hacerla/ (consultado en abril de 2020).
Publicado
2022-07-12
Seção
Artigos