Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição se insere na chamada temática atual da Revista.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Primeiro passo

Realizar cadastro em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/user/register, marcando a opção   Autor : pode submeter à revista”.

O autor deverá submeter 3 arquivos separados (Seção Componentes): 1. Texto do artigo - o texto deve conter os seguintes dados sobre (o)s autor(es): nome, formação acadêmica mais elevada, cargo(s), instituição ou instituições a que se vincula, currículo resumido (máximo 100 palavras); 2. Texto do artigo sem identificação - o texto deve estar sem indicação de autoria para avaliação pelos pares; e 3. Imagens - as imagens em arquivo compactado (*.zip ou *.rar).

Formatos de Apresentação dos Trabalhos

Para artigos e ensaios - O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato MicrosoftWord, desde que não ultrapasse 6MB. Devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior), fonte ARIAL, texto tamanho 11, legendas e notas de rodapé tamanho 9. Empregar o itálico ao invés de sublinhar. No màximo 10 imagens (fotografias, tabelas, gráficos, etc.) digitalizadas em tamanho natural com resolução de 150 a 300 DPI, modo de cor RGB e salvas em arquivo padrão JPEG. Todas as imagens devem vir acompanhadas de títulos ou legendas e fonte da imagem, com até 150 caracteres.  Página A4. Todos os parágrafos devem começar na coluna 1, sem tabulação.  São aceitos manuscritos em português, inglês ou espanhol. Baixar o template em: https://drive.google.com/file/d/1lMSynRkqUBUiPBoZIXpT0SqoOxLoLtxk/view?usp=sharing.

Para editorial, autor convidado, parede branca, projetos e processos, entrevistas e resenhas: ver números anteriores da revista.

Tamanho

A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e ensaios, no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas; entrevistas e resenhas, no mínimo 5 (cinco) páginas e no máximo 10 (dez) páginas e; parede branca e projetos e processos, até 10 (dez) páginas 5 (cinco) a 10 (dez) imagens e texto com no máximo 500 (quinhentas) palavras. 

Título do trabalho

O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, deve estar alinhado a direita e em negrito. O título deve ser em letras maiúsculas e o subtítulo, se houver, deve trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra.

Resumo

O resumo deve conter no máximo 150 palavras e na linha posterior, as palavras-chave. Fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Sugere-se de 3 a 5 palavras, letra minúscula, a exceção de termos específicos, separadas entre si por vírgulas.

Abstract

Deve constar o título do artigo em inglês e o Abstract com no máximo 150 palavras separado por um espaço o Keywords. Fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Sugere-se de 3 a 5 Keywords, letra minúscula, a exceção de termos específicos, separadas entre si por vírgulas.

Agradecimentos

Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esse deverá ser mencionado no final do artigo.

Notas

As notas numéricas deverão vir no rodapé da página correspondente. Fonte Arial, regular, corpo 09.

Apêndices

Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas

Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos) e as tabelas devem ser inseridas no corpo do texto. As legendas não devem ultrapassar 150 caracteres. No máximo 10 imagens (fotografias, tabelas, gráficos, etc.), com resolução na faixa de 150 a 300 DPI.

Artigos e Ensaios

Seção composta por artigos e ensaios submetidos a partir da chamada temática de cada edição, resultantes de pesquisas e estudos relevantes pelo grau de amadurecimento e rigor das contribuições nacionais e internacionais, observando-se a pluralidade das áreas e subáreas de interesse da Revista.

Parede Branca

Seção que se caracteriza por conteúdo flexível, podendo abordar: experimentações e reflexões sobre o campo da arquitetura e do urbanismo por meio da apresentação de breves textos literários, poemas, desenhos, fotografias, ou ainda, valendo-se das possibilidades da plataforma eletrônica da Revista.

Entrevistas

Entrevista cujo conteúdo e entrevistado sejam exemplares para o debate sobre arquitetura, cidade e contemporaneidade.

Resenhas

Seção de resenhas de livros e leituras críticas de teses e dissertações recentemente defendidas na área, elaboradas por especialistas e/ou membros de bancas examinadoras.

Projetos e Processos

Seção composta pela exposição de projetos e processos, que sejam de destaque e relevância para a chamada da Revista, acompanhados de análise teórica e crítica.

Aut@r Convidad@

Autor Convidado cuja a contribuição seja exemplar para o debate sobre arquitetura, cidade e contemporaneidade.

Editorial

Apresenta os objetivos do número e a temática, as principais questões abordadas, a composição de artigos e trabalhos publicados, bem como questões presentes na sociedade e no mundo acadêmico diretamente relacionadas com as áreas da revista.

Traduções

Serão aceitas traduções de artigos, ensaios e textos diversos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para a chamada temática da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista PIXO poderá enviar para seu e‐mail comunicados sobre seus eventos e outras iniciativas.