A TEORIA DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS

ENTRE O AUFKLÄRUNG E O GRAND HOTEL ABRUNDG

  • Marcelo Lira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Résumé

Talvez, um dos grandes méritos de Habermas tenha sido o de recolocar em pauta o significado e o sentido do projeto de modernidade para o Ocidente e como se desdobra no mundo contemporâneo. Entender-se-á que tal projeto diz respeito a um tipo particular de concepção e visão de mundo, posto pela intelectualidade orgânica das novas classes dominantes, que tiveram como marco teórico-prático, bem como sociocultural e ético-político, o processo constitutivo do Renascimento. Tratara-se de uma nova visão de mundo que elegia como centro das relações humanas e seu desenvolvimento, o humanismo. Pode-se dizer que tal processo desdobrou-se na Ilustração, a partir do qual se forjara o reino da razão e a possibilidade de constituição de um projeto humanista de emancipação, essencialmente, fundamentado na ciência, a partir do qual a humanidade alcançaria a maioridade autônoma. No entanto, tais processos só encontraram sua concretude objetivo-material e subjetivo-espiritual nos processos constitutivos que forjaram as Revoluções Burguesas dos séculos XVIII e XIX. Assim, a cultura social nascente determinou-se em elogio ao mundo dos homens e, portanto, na capacidade humana em dar respostas racionais as suas mais variadas necessidades, inclusive e fundamentalmente a necessidade imperiosa da emancipação.

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Biographie de l'auteur

Marcelo Lira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Ciências Sociais (UNESP). Professor Efetivo de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Publiée
2023-02-08