AÇÃO COMUNICATIVA E COOPERATIVA AGRÍCOLA
A PRODUÇÃO ORGÂNICA NA ECOVALE E SUL ECOLÓGICA
Résumé
O objetivo do artigo é contribuir no debate das transformações recentes do espaço rural, propondo uma explicação sociológica às ações comunicativas de duas cooperativas ecológicas: Ecovale e Sul Ecológica. Essas cooperativas se caracterizam pela organização da produção e comercialização dos produtos agrícolas exclusivamente orgânicos. O artigo apresenta de forma descritiva uma abordagem qualitativa das práticas, a partir de estudo bibliográfico e de entrevistas com agricultores, diretores e profissionais das cooperativas. Inicialmente, o texto faz breve descrição da realidade socioeconômica das cooperativas. Depois, explana aspectos da teoria da ação comunicativa de Habermas, referencial teórico do estudo, conceituando: sociedade civil, esfera pública, esfera privada e mundo da vida. A seguir, apresenta a análise dos dados do campo empírico; focada nas ações comunicativas na esfera pública cooperativa, nos caminhos do desenvolvimento rural sustentável e no contexto da agricultura familiar. Nessa parte, o artigo arrola alguns itens relevantes acerca da agricultura familiar e do cooperativismo agrícola, ante os programas Pronaf, PAA e PNAE. Esses itens relacionam-se às ações de inclusão social de parcela da população rural, à produção de alimentos de forma sustentável, sem agrotóxicos, e à proteção do meio ambiente; no mundo da vida dos agricultores familiares, pelo agir comunicativo.