Sobre a Revista

Foco e escopo

Perspectivas Sociais é uma revista editada semestralmente pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. A revista recebe colaborações de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, a fim de divulgar trabalhos científicos e promover um debate de cunho teórico e empírico sobre temas das Ciências Sociais e áreas afins, reiterando a importância de diversas perspectivas sobre temas atuais da sociedade compartilhados também por outras áreas do conhecimento.

A revista Perspectivas Sociais teve seu primeiro número publicado no ano de 2011, em 2020 passou por uma reformulação e a partir de 2022 passou a contar com publicações semestrais. A revista conta com submissões, nos formatos artigo e resenha, em fluxo contínuo e os autores devem seguir estritamente as normas para submissão de trabalhos as quais estão disponíveis na seção “Diretrizes para autores” deste site, utilizando o template disponibilizado.

ISSN: 2317-7438

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Em um primeiro momento, os manuscritos submetidos são analisados pela Equipe Editorial para verificar se estão de acordo com o Escopo/Foco da revista e em conformidade com as Diretrizes para Autores. Na sequência, os textos aprovados são encaminhados para pareceristas ad hoc especialistas na área para avaliação. Nesta etapa, as identidades dos/as avaliadores/as e dos/as autores/as são ocultadas de ambas as partes. Os resultados das avaliações podem ser: “aceito”, “aceito com modificações” e “rejeitado”.

Somente serão aceitos artigos originais. A publicação dos artigos aprovados segue rigorosamente a periodicidade da revista: primeiro semestre (julho) e segundo semestre (dezembro).

 

Periodicidade

Semestral.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista são do autor/a, com direito de primeira publicação para a revista. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, para leitura e download, sendo sua reprodução permitida, desde que, citada a fonte.