Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Cadastro de todos/as os autores/as na plataforma eletrônica da revista, com o devido preenchimento das informações solicitadas.
  • Pelo menos um dos/as autores/as do manuscrito submetido deve possuir a titulação mínima de mestrando/a. Aceitam-se artigos em coautoria de até três pesquisadores. No caso das resenhas, não será aceito coautoria.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Todos os endereços de páginas na internet (URLs) para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo.
  • Deve ser respeitado o prazo de um ano para nova submissão pelo mesmo autor/a, em caso de reprovação do primeiro manuscrito. Em caso de aprovação, a nova submissão deverá respeitar o prazo de 2 anos
  • Situações não contempladas devem ser comunicadas à Equipe Editorial, que decidirá sobre as mesmas.

Diretrizes para Autores

Os textos recebidos para publicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:

a) A extensão dos artigos deverá ser de no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas. A página inicial com os resumos e palavras-chave, as referências bibliográficas e as notas de fim são excluídas da contagem de páginas. O espaçamento do texto deve ser de 1,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo com recuo de 1,5 cm e não adicionar espaços antes e depois dos parágrafos. A configuração da página deve ser A4, com margens de 03 cm (superior, esquerda) e 02 cm (inferior, direita). É obrigatório o uso do template disponível.

TEMPLATE ARTIGO

b) As resenhas deverão ter no mínimo 3 páginas e no máximo 5 páginas, obedecendo os mesmos critérios de formatação dos artigos. Em se tratando de resenhas de escritos em português, o texto original deve ter sido publicado a não mais de 3 anos, já nos casos em que o escrito original se encontra em língua estrangeira, este deve ter no máximo 5 anos da data da sua publicação. É obrigatório o uso do template disponível.

TEMPLATE RESENHA

c) Os artigos deverão vir acompanhados de um resumo entre 150 e 200 palavras, acompanhados de no máximo 5 palavras-chave. O resumo e as palavras-chave em língua estrangeira devem ser enviados em conjunto, seguindo estes mesmos critérios. No caso de a língua original ser estrangeira, o segundo resumo e palavras-chave devem, obrigatoriamente, ser em português;

d) As notas de fim deverão ser de caráter explicativo.

e) As referências a autores/as deverão ser inseridas no corpo do texto, obedecendo ao sistema autor-data conforme os seguintes modelos:

I) Para citações indiretas: (SOBRENOME DO AUTOR EM MAIÚSCULO, ano da publicação). Exemplo: (HABERMAS, 2000).

II) Para citações diretas: (SOBRENOME DO AUTOR EM MAIÚSCULO, ano da publicação, página). Exemplo: (QUIJANO, 2001, p. 253).

III) Diferentes obras de um mesmo autor deverão ser identificadas por letra minúscula após a data: (SOBRENOME DO AUTOR EM MAIÚSCULO, ano, letra minúscula “a”, “b”, “c”). Exemplo: (WEBER, 1999a); (WEBER, 1999b); (WEBER, 1999c).

f) Os trabalhos enviados para submissão e publicação na Revista Perspectivas Sociais, serão aceitos nas seguintes línguas: português, espanhol e inglês.

g) As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, conforme orientações do template.

h) Se o manuscrito for aprovado, a disponibilização do ORCID de todos/as os/as autores/as será obrigatório.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.