A SÍNTESE ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE MEDIADA PELA NOÇÃO DE HABITUS EM BOURDIEU
Resumo
Dialogando tanto com autores clássicos das Ciências Sociais, como de outras áreas, Bourdieu constrói o seu arcabouço teórico, no qual a noção de habitus ganha centralidade. Tal noção possui uma re-elaboração original, na tentativa de mediar objetividade e subjetividade inserida numa perspectiva relacional às noções de campo, espaço social, trajetórias, classes (luta de classes), relações de poder, violência simbólica etc. Ao mesmo tempo em que habitus é uma estrutura-estruturante, se constitui em um conhecimento prático adquirido nos jogos sociais que o agente participa. A incorporação do social é constituidora do habitus, que por sua vez, é princípio gerador de escolhas, esquemas de classificação, apreciação e di-visão de mundo conforme a posição no espaço social. Para Bourdieu, a construção do social não ultrapassa os limites deste, pois, a meu ver, prevalece às dimensões reprodutiva e objetiva do social, não permitindo ver o próprio habitus como escolha e possibilidade reflexiva para o agente.