REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE ARTE, VISUALIDADES E COTIDIANO

  • Raimundo Martins

Résumé

O artigo propõe a reflexão sobre as formas de abordar na prática docente a experiência visual e as cenas do cotidiano em sala de aula, produzindo assim conhecimento sobre o mundo social. Os registros visuais do cotidiano discutidos aqui provêm de fontes variadas: de um jornal digital da cidade do Rio de Janeiro, de intervenções urbanas de artistas universitários, dos lambe-lambes Outings do artista francês Julien de Casablanca e do projeto Mulheres são Heroínas do fotógrafo JR. A partir da amostragem de  imagens que registram essas produções, desenvolve uma reflexão sobre a ideia de “pequenos relatos” em Jean-François Lyotard (2010) e as epistemologias do ponto de vista, em Denzin (1997) e Zavala (1996), da qual emerge a proposição para intensificar o trabalho pedagógico com metodologias visuais colaborativas e participativas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publiée
2023-01-23