Sobre a Revista

A Revista das ITCPs é uma publicação científica eletrônica, de caráter inter e multidisciplinar, de livre acesso e reprodução (desde que citados os créditos), que publica artigos acadêmicos e não-acadêmicos, de autores e autoras brasileiros(as) e estrangeiros(as), relativos aos temas que envolvem a incubação tecnológica de empreendimentos econômicos solidários, como economia solidária, tecnologias sociais e metodologias de incubação. Temas co-relatos, como sustentabilidade, gênero, direitos humanos, educação popular (e outros), em sua relação com os temas centrais, também são e serão objeto da Revista. É um periódico anual, que a partir de 2023 passará a ser publicado semestralmente.

Para os autores e autoras acadêmicos (estudantes, técnicos/as e professores/as de instituições de ensino superior) exige-se rigor teórico e formato adequado a publicações desta natureza. Para autores e autoras não-acadêmicos (como trabalhadores/as de empreendimentos de economia solidária, gestores/as públicos/as ou membros de entidades de apoio à economia solidária, por exemplo) não há exigências deste tipo, mas o Comitê Editorial poderá solicitar e orientar adequações de formato que permitam dar uniformidade às publicações.

São bem vindos os artigos acadêmicos (de tipo analítico-reflexivos, ou empírico-quantitativos, ou comparativos etc.) e os relatos de experiências, bem como reflexões, relatos e produções artísticas der autores não-acadêmicos, vinculados à economia solidária e às tecnologias sociais.

O objetivo da Revista das ITCPs é estabelecer um diálogo amplo e de alto nível entre as instituições membros da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e com os atores sociais da economia solidária (e da tecnologia social), contribuindo para a construção de uma sociedade livre, democrática, solidária, justa e sustentável.