A Comparison of Virtual Physical Education Teacher Education Experiences in Brasilia and Ottawa
Learning Together in COVID-19 Times
Résumé
A pandemia de COVID-19 inspirou mudanças na maneira como ensinamos e pensamos sobre o currículo da Educação Física (EF). Este estudo comparado enfoca as formas como a EF foi introduzida em dois programas de formação de professores: um em Brasília-Brasil e outro em Ottawa-Canadá. As três dimensões que nortearam nossa análise incluíram uma comparação entre: a) nossas respectivas circunstâncias de COVID-19, b) o currículo de Educação Física do Ensino Fundamental que introduzimos a nossos estudantes de Educação Física; c) nosso plano de curso de ensino de Educação Física de agosto a dezembro de 2020. Apesar da dificuldade de passar pelo trauma trazido pela COVID-19, este artigo revela como três acadêmicas se reuniram para criar, compartilhar e comparar sua prática na formação de professores, que incluiu uso de tecnologia, jogos virtuais, discussões em pequenos grupos virtuais e desafios de mídia social. Por meio de um diálogo contínuo e uma abertura para aprender uns com os outros, esta investigação comparativa criou uma oportunidade para uma troca de ideias, apoio e esperança para o futuro da formação de professores.