AÇÕES INTEGRADAS PARA PROTEÇÃO DO IGARAPÉ SANTOS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PARÁ
Résumé
O crescimento urbano desordenado traz consigo diversos impactos para o meio ambiente, evidenciando assim a necessidade de ações que busquem minimizar esses impactos, o intuito deste artigo é apresentar do projeto “Ações Integradas para Proteção e Revitalização do Igarapé Santos no Município de Tucuruí-PA”, que teve como objetivo a realização de ações educativas voltadas para preservação da bacia hidrográfica Santos, tendo como público alvo do projeto a comunidade e alunos do ensino fundamental. As ações produziram duas cartilhas digitais, uma live sobre a importância da bacia do igarapé Santos e um concurso de desenho com premiação para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutora Júlia Passarinho, que fica localizada próximo à área de estudo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
fundos de vale. Disponível em: https://docplayer.com.br/9639913-Impactos-ambientais-provocados-pela-ocupacao-antropica-de-fundos-de-vale.html. Acesso em: 15 jul. 2022.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental
– ProNEA. 3. Ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível: http://portal.mec.
gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
BRASIL. Novo Código Florestal. Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Disponível em: http://
www.mma.gov.br/port/conama/processos/2C87C7CF/SeminAPPConamaMaJoseIntrodCodFlor.
pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.
FARIAS, A. L. A.; MARNO, T. S. C.; FREITAS, M. R. F. Gestão ambiental e impactos socioambientais na Amazônia: o (des)envolvimento a partir da UHE Tucuruí, PA. Disponível em: https://
revista.ibict.br/p2p/article/view/5507/5176. Acesso em: 15 jul. 2022.
HOMEM no Igarapé Grande em Boa Vista/RR. Revista da Rede Amazônica de Educação em
Ciência e Matemática. Cuiabá, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010: Pará. Brasília:
IBGE, 2022
INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE. Educação ambiental: conceitos e práticas na
gestão ambiental pública.2019. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/
uploads/2019/01/Guia-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
MOREIRA, R. S. S.; TEIXEIRA, A. S. M. Impactos ambientais causados pela ação do homem no
Igarapé Grande em Boa Vista/RR. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciência e
Matemática, Cuiabá, 2019.
MATTARA, B. Como a família pode contribuir para a assimilação da Educação Ambiental?
Autossustentável. 2020. Disponível em: https://autossustentavel.com/2020/08/como-a-familia-pode-contribuir-para-a-assimilacao-da-educacao-ambiental.html. Acesso em: 15 jul. 2022.
OLIVEIRA NETO, V. P. O.; CARMO, J. A. Ocupações irregulares em áreas de preservação permanente de córregos urbanos no município de Terra Nova do Norte-Mato Grosso. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5769/5769683660 14/html/. Acesso em: 15 jul.
2022.