A EXTENSÃO E A UNIVERSIDADE COMO UMA CONSTRUÇÃO DE TODOS NÓS
ENTREVISTA COM ALDYR GARCIA SCHLEE
Résumé
A entrevista que abre o novo formato da revista Expressa Extensão foi feita com o escritor, jornalista, tradutor, desenhista, hoje professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas, Aldyr Garcia Schlee (Jaguarão/RS,1934), e que nela atuou como Pró-Reitor de Extensão e Cultura no período de 1989 a 1992. A trajetória docente deste intelectual também inclui sua atuação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências Humanas com graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, também tem o crédito de uma intensa trajetória em pesquisa. Sua notoriedade nacional vem dos muitos prêmios recebidos como escritor. Como jornalista, igualmente foi um destaque e, mais uma vez, relaciona-se sua história com o perfil docente ao ter sido o fundador da Faculdade de Jornalismo da UCPel. Aldyr Garcia Schlee é uma personalidade que inspira o presente pelo perfil combativo que marcou sua vida na defesa da democracia e dos direitos das pessoas. Sobre isto, faz-se lembrar que foi expulso da universidade na qual atuava durante a ditadura militar no Brasil. Foi preso e respondeu a processos por subversão. Outros talentos o acompanharam com sucesso ainda presente. Criou o uniforme verde e amarelo da seleção brasileira de futebol, que venceu o concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã em 1953 e que se tornou conhecido como a Camisa Canarinho. Nesta entrevista, suas palavras traduzem um conceito de Extensão que a atual Gestão da Universidade Federal de Pelotas pretende sustentar em cada ação proposta: o de que a universidade é uma construção coletiva e que, nas palavras do escritor, deve estar “comprometida, antes de tudo, com a sociedade e com a retribuição de conhecimento a esta devida – a partir de ensino, pesquisa e extensão marcados pelas gratuidade e pela qualidade”. No presente, 22 anos após a experiência do Pró-Reitor Aldyr Garcia Schlee, ainda se buscam os mesmos fins pelos mesmos valores: que o conhecimento esteja a favor de uma sociedade melhor e de uma realidade mais justa.