Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • O texto é inédito, e não foi encaminhado para outra publicação.
  • Qualquer divergência das diretrizes deve estar justificada em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas, quando necessário, de acordo com as normas ABNT.
  • O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usa uma fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento e, também, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme consta em AVALIAÇÃO CEGA POR PARES.

Directrices para autores/as

Os textos submetidos pelo sistema devem atender as seguintes especificações: 
 
  1. Como a revista não possui revisor de idioma estrangeiro e revisor de língua portuguesa, se os pareceristas indicarem revisão textual (gramatical e ortográfica), o autor deverá realizar a revisão. Se na segunda avaliação feita após o atendimento aos pareceres for evidenciado que o texto continua com problemas, a Revista não o publicará, independente de outras questões terem sido atendidas.
  2. Os trabalhos apresentados à revista, assim como aqueles publicados, em qualquer de suas seções, são de inteira responsabilidade dos autores.
  3. Os artigos devem conter, no máximo, 40.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, key words e notas.
  4. Os relatórios e ensaios devem conter, pelo menos, 10.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas.
  5. Os textos submetidos para a seção Memória Visual da Extensão devem ter entre 5.000 e 10.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas, e conter até 10 imagens em jpeg ou vídeo de até 10 minutos de duração.
  6. O texto da seção Entrevistas não pode exceder 20.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas.
  7. Na seção Artigo, o primeiro autor deve ser doutor. Para as outras seções, o primeiro autor deverá estar ao menos vinculado a um curso de Pós-Graduação. Caso o texto seja aprovado e a ordem estiver incorreta, a mesma será alterada pelo editor no sistema.
  8. Todo o trabalho submetido deve ser inédito e não poderá ter sido apresentado a outro periódico concomitantemente.
  9. As referências devem obedecer à norma NBR 6023, e as citações, à norma NBR 10520.
  10. Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5, e com todas as margens de 3 cm.
  11. O título deve ser sucinto e preciso, evitando ultrapassar 2 linhas, e deverá estar em português e em inglês.
  12. Todos os textos devem conter resumo e abstract de, no máximo, 250 palavras, com as respectivas palavras-chave/keywords.
  13. As tabelas, quadros, gráficos etc. devem estar devidamente numerados e referidos no texto.
  14. O usuário responsável por submeter o texto pelo sistema deverá preencher todos os campos referentes às informações dos autores e coautores.
  15. As informações que deverão ser preenchidas no sistema são: Nome completo, E-mail para contato, Instituição/Afiliiação, selecionar o País e informar o resumo da Biografia, com a respectiva titulação e endereço da instituição. Exemplo da biografia: Professor Doutor - Departamento de XXX e Programa de Pós-Graduação em XXX- Faculdade de XXX  - UFPel - Universidade Federal de Pelotas,  Campus II, Rua Alm. Barroso, 1202, CEP 96010-280, Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.  Além disso, deverá ser preenchido, obrigatoriamente, o nome do texto, resumo, palavras-chave e referências.
  16. O texto submetido no sistema não poderá conter informações que possam revelar a identidade dos autores. As informações dos autores deverão constar unicamente no sistema, inseridas no momento da submissão do trabalho. Quando do envio da versão final, depois de ter passado pelas avaliações e ter sido aprovado, os autores deverão, então, incluir autores e coautores no arquivo, na ordem correta e com suas respectivas biografias.
  17. O número de autores por texto é de no máximo 6, dentre autor e coautor.
  18. Um mesmo autor não pode estar inserido em mais de um trabalho em uma mesma edição da revista.
  19. Cada autor somente pode ter um texto em processo de avaliação, ou seja, entre o início da submissão e sua publicação final. Resguarda-se, ainda, um interstício de duas edições subsequentes de um texto publicado para que o autor submeta nova contribuição à Expressa Extensão.
  20. Todas as siglas devem ser desmembradas em sua primeira ocorrência no texto. Repete-se o seu significado, isto é, a sigla por extenso, ao longo do texto, apenas se necessário.
  21. Não usar destaques sublinhados ou em negrito. O itálico é reservado para palavras estrangeiras. Usá-lo com parcimônia em outras situações. As aspas são para conceitos, citações e títulos. 
  22. Todas as fontes citadas no texto devem estar completamente referenciadas ao final do artigo – e NÃO como notas de rodapé, conforme Normas ABNT adaptadas ao padrão da revista. Notas de rodapé apenas complementam alguma informação do texto. NUNCA inserir nelas referências bibliográficas de autores ou obras que estão sendo tratados, a não ser que seja uma citação secundária.
  23. Todas as citações, por menores que sejam, devem conter sua fonte (autor ou publicação, ano e página). Não usar idem, ibidem. 
  24. Ressalta-se que pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter original no âmbito acadêmico.

Artigos

Política padrão de seção.

Artigos – podem ter no máximo 40.000 caracteres (incluídos espaços), com referências, notas, imagens, tabelas, etc. E o arquivo deve ser limitado a 4 MB. 

As normas usadas pela Revista Expressa extensão são adequadas aos requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): veja abaixo modelos de citação. A norma principal é seguir o critério autor-data-página entre parêntesis após citações diretas ou indiretas, sobrenome do autor em caixa alta e baixa, seguido por ano e página (Oliveira, 2015, p. 132). Na lista de referências deve aparecer:

OLIVEIRA, Nadir Nóbrega. Tentando definir a estética negra em dança. Repertório, nº 24, p. 128-136, 2015.

Exemplos para Referências

Livros

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título [itálico]: subtítulo [normal]. Edição [quando não for a primeira]. Local: Editora, ano de publicação.

SETENTA, Jussara. O Fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.

Teses/ Dissertações/Monografias

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título: subtítulo. ano. nº total de páginas. Tese, Dissertação ou Monografia (grau e área). Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.

MONTEIRO, Fábio. Coreografia da Burocracia: implicações políticas nos processos criativos em dança. 2014. 121pgs. Dissertação (Mestrado em Dança) Escola de Dança, UFBA, Salvador, 2014.

Capítulo de livros tipo coletânea

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título. In: SOBRENOME, Prenome do (org.) ou (ed.). Título: subtítulo. Edição (diferente da primeira). Local: Editora, ano de publicação, página inicial-final.

CARMO, Carlos Eduardo Oliveira; ROCHA, Lucas Valentim. Dança, Política e Acessibilidade: Confissões para Odete. In. SOUZA, Marco Aurélio da Cruz; XAVIER, Jussara (Orgs.). Tudo isto é Dança. Salvador: Editora ANDA, 2021, p. 226-239.

Capítulo de livro do mesmo autor

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título. In: Título: subtítulo. Edição (diferente da primeira). Local: Editora, ano de publicação, página inicial-final.

SOUZA, Marco Aurélio da Cruz; XAVIER, Jussara. Ensino remoto emergencial e metodologias ativas no contexto da Dança. In. Tudo isto é Dança. Salvador: Editora ANDA, 2021, p.152-168.

 

Artigos

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local, volume, número, páginas do artigo (inicial e final), ano da publicação do artigo. (Observação: volume, número e página são abreviados por v., n., p.)

GUARATO, Rafael. Del abandono como práctica historiográfica para una historiografía del abandono. Investigaciones en Danza y Movimiento, v. 1, n. 1, p. 3-21, 2019.

Artigos de periódicos na internet

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora.. Título do artigo. Título da Revista, local, volume, número, páginas do artigo, mês e ano de publicação. Disponível em: http://www..... Acesso em: 25 abr. 2012.

RODRIGUES, Cristiano Cezarino. Capoeira  e cenografia:   diálogos   possíveis   pelo   espaço. Urdimento. Florianópolis, v. 2, n. 38, 1-26, agot/set 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17905/11938 Acesso em: 22 fev. 2022.

Textos completos publicados em Anais de eventos

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora.. Título do artigo. Título dos Anais. Local: ano. páginas. Disponível em: http://www..... Acesso em: dia mês. 2012.

LIMA, Bruna Reis. A dança hétero: coreografias sociais da cis-heterossexualidade compulsória. Anais do 6º Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2ª Edição Virtual. Salvador: 2021. p. 1205-1213. Disponível em: https://proceedings.science/anda-2021/papers/-a-danca-hetero--coreografias-sociais-da-cis-heterossexualidade-compulsoria# Acesso em: 22 fev. 2022.

Documento iconográfico (Pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho, entre outros)

SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título. Data. Especificação do suporte.

BRUSCKY, Paulo. Ensaio. 2008. Tubos e papel picado.

Documento sonoro (Disco, CD, cassete)

COMPOSITOR (ES) ou INTÉRPRETE (S), título, local, gravadora (ou equivalente), data e especificação do suporte.

SIMONE. Face a face. [S.l.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD (ca. 40 min).

MÁRIO REIS e ORCH. COPACABANA. Mulato Bamba. Noel Rosa. [Odeon 10928/B, p1932]. In: Noel Rosa por Aracy de Almeida e Mário Reis. Curitiba: Revivendo, RVCD-027 Remasterizado em digital. 1 CD (ca 60 min), faixa 1, (2 min 36 s).

Vídeo, Imagem em movimento, DVD, Internet

TÍTULO [apenas primeira palavra em caixa alta]. Direção, produção, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas.

PARTIDO Alto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1973. 1 fita de vídeo (11 min), son., color, 35mm.

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.

 

Títulos de obras artísticas (espetáculos, músicas, performances) e obras publicadas: mencionar, no corpo do texto, os títulos originais destacados em itálico, seguido de data de lançamento (ex.1). Em caso de obra estrangeira, o título traduzido deve ser mencionado entre parênteses, seguido de sua data de lançamento (ex.2). Se houver nova menção ao mesmo trabalho, conservar o título na língua em que está sendo redigido o corpo do texto. Apenas quando o título não puder ser traduzido ou quando o original já for uma palavra estrangeira, o título se manterá na língua original ao longo do texto toda vez que for mencionado. O título da obra artística deve ser grafado em itálico no seu idioma original ou como consagrado no português, exceto quando for sua tradução.

Ex. 1. O coreógrafo Luiz de Abreu em Samba do crioulo doido (2004), [...]

Ex. 2. Em Position Parallèle au Plancher (Posição Paralela ao Chão), obra de 2008 da diretora e coreógrafa francesa Phia Ménard, [...]

 

Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares (imagens, som e imagem em movimento) nos formatos MP3, MP4 e/ou JPG. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive, ou de sons no portal Petrucci Music Library.

Alternativa para fragmentos

DALE, Lennie; REGINA, Elis. Elis Regina e Lennnie Dale - Me deixa em paz - 1971. Vídeo de 1 minuto e 25 segundos postado por Ernesto Prohaska em 14 de fevereiro, 2014. Trecho retirado do programa Som Livre Exportação da Rede Globo (1971) e incluído no filme Dzi Croquettes (2010). Disponível em: www.youtube.com/watch?v=TJGStH9nerk. Acesso em: 09 abr. 2016. 

As pessoas autoras são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

Pessoas autoras que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:

1) Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à Revista Expressa extensão o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial. 

2) Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referência do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Expressa extensão.

4) Pessoas autoras dos trabalhos publicados na Revista Expressa extensão são expressamente responsáveis de direito  por seu conteúdo.

5) Pessoas autoras não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Expressa extensão.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.