PLURIVERSIDADE EM PROJETOS DE EXTENSÃO: RESULTADOS E IMPACTO SOCIAL, CULTURAL E ÉTNICO

Keywords: Conservation-restoration, University extension, Pluriversity

Abstract

Our goal is to reflection the activities carried out in two extension projects, linked both to the
course on Conservation and Restoration of Movable Cultural Assets and to the Museology
course at the Federal University of Pelotas. The projects has been taking place since 2019 and
both have a strong connection to each other, due to the objectives they carry and the category
of works restored in them. The route and activities of these projects will be presented, which together had great repercussions in society and thus answer the question: How are projects for
there storation of works with a strong regionalist nature related to the current social, cultural
and ethnic pluriversity and thus lead to such questions outside the university walls?

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Author Biographies

Andréa Lacerda Bachettini, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel ( 2013-2017). Foi bolsista do Programa de Cooperação Ibero Americana na Universidade de Granada - ES (1996), com pesquisa na área de Pintura Encaústica, e na Universidade Politécnica de Valencia-ES (1998), com pesquisa na área de Conservação e Restauro de Bens Culturais: Restauração de Pintura Mural e Escultura Policromada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes da UFPel. 

Letícia Quintana Lopes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Possui curso-técnico-profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo pela Universidade Feevale (2015), licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020), bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Pelotas (2022) onde foi bolsista por dois anos do Programa de Educação Tutorial de Conservação e Restauro (PET-CR). Atualmente mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas, com pesquisas focadas em mulheres artistas e acervos.

Hugo Luiz Barreto da Silva, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.Graduando do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde é bolsista no Programa de Educação Tutorial Conservação e Restauro (PET-CR), desde de 2019.Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Keli Cristina Scolari, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Graduação em Arte Plásticas - Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Conservadora e Restauradora de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas/RS, desde 2010. Associada da Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do RGS, ACOR-R (2007), Associada do Conseil International des Musées (ICOM CC) (2011), atuando como colaboradora e coordenadora em projetos de extensão, ensino e pesquisa da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração de Bens Móveis e Integrados, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas (porcelanas, faianças, grés e terracota), esculturas em madeira, pintura mural, pintura de cavalete, papel e acervos de museus.Atualmente trabalhando como conservadora-restauradora da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

References

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Published
2023-05-24