ANALISANDO EDIÇÕES DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PELA ÓPTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO CTS

  • Marcelo Valerio
  • Antonio Carlos Santos Júnior
  • Leonir Lorenzetti
  • Jailson Rodrigo Pacheco
Palavras-chave: Divulgação científica, Educação não formal, Cultura científica

Resumo

As Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontecem desde 2004, congregando atividades de educação e popularização da ciência em todo o país. Sua concepção e institucionalização refletem um projeto de política pública e educacional com vistas a uma cidadania alfabetizada cientificamente e de aproximação das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A cada ano, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação divulga uma temática central para as ações da SNCT, formalizadas em um slogan e um cartaz de divulgação. Neste artigo iniciamos uma análise destes materiais, buscando reconhecer indícios de um pretenso vínculo de concepção desta política pública com os princípios da Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Como resultados, descrevemos e exploramos seis edições do maior evento de divulgação e popularização da ciência do país, detalhando seus temas, artes de divulgação e dados associados.

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Publicado
2023-03-22
Seção
Artigos