CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM RUMINANTES DOMÉSTICOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Abstract
O período de pandemia de COVID-19 mudou completamente a forma de relacionamento, não sendo diferente com as instituições de ensino e grupos de estudos, que necessitaram interromper suas atividades presenciais, como medida de controle da transmissão da doença. Nesse contexto, o Grupo de Estudos em Ruminantes Domésticos-GERD da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco idealizou atividades de extensão que pudessem evitar ou diminuir transtornos provocados pelo ócio e distanciamento social imposto aos acadêmicos e profissionais, devido às mudanças na rotina e hábitos dos discentes, problemas de origem afetiva e pós-traumáticos. O ciclo de palestras compreendeu videoconferências com diversos profissionais do país, nas áreas de clínica, cirurgia, produção e reprodução de ruminantes. Objetivou-se com o relato de experiência descrever as atividades do GERD, como ferramenta na disseminação de saberes durante o período de pandemia. Realizou-se ciclo de palestras online, com ocorrência quinzenal, o qual foi divulgado através de redes sociais utilizando-se Google Forms para inscrição e videoconferência (StreamYard e YouTube) para transmissão das palestras. Foram realizadas catorze palestras em que participaram 1.497 ouvintes, entre eles graduandos, pós-graduandos e profissionais do Brasil e países vizinhos. A contribuição das atividades do GERD na pandemia, apesar de modificada em sua essência, trouxe atualizações acadêmicas aos discentes participantes do grupo e ouvintes de suas palestras, desenvolvendo em seus integrantes um instinto cívico de ajuda ao próximo, reduzindo a desocupação e consequentemente a susceptibilidade à distúrbios emocionais em uma parcela da população particularmente susceptível, como a classe veterinária.