The ressignification of body culture in the pandemic context

gymnastics for all in the university extension

  • Eliana de Toledo Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.
  • Mateus Henrique de Oliveira Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.
  • Michelle Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1241-4991
Keywords: Pandemic, Gymnastics for all, Resistence

Abstract

The most daily practices of living with family, at work, and in communities, were modified in the pandemic context, and with the manifestations of body culture it was no different. In this scenario, the objective of this manuscript is to bring a narrative of the process of resignification of doing and demonstrating Gymnastics for All, from university extension projects during the pandemic. From a methodological design that dialogues with the descriptive research, we opted for the approach of oral and documentary narratives (photographs and videos), situated in the university extension actions of the Laboratory of Research and Experiences in Gymnastics (LAPEGI), in June of 2020 to December 2021. Emphasis was given to the elaboration of a choreographic composition (CC) of Gymnastics for All (GfA), comprising the latter as a manifestation of body culture; and how this experience triggered other extension actions. The period could be composed by the fluidity of four phases: 1 - Mobilize - Act of resistance and cultivation of affections; 2 - Move - Deconstruct to Construct; 3 - Show - The body in expression; 4 - Multiply – The collective, belonging and hope. In general, there was a resignification in several senses, individual and collective, both for the processes of choreographic composition in GPT, as for its exhibition (in festivals), resizing the possibilities of experiencing the manifestations of body culture in a plural, innovative and collaborative way, and in line with the objectives of university extension, even in an adverse scenario such as that imposed by the pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliana de Toledo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.

Licenciada em Educação Física e Bacharel em Treinamento em Esportes pela FEF/UNICAMP, mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP, doutora em História pela PUCSP e pós doutora em Sociologia pela FFLCH-USP. Professora na Universidade Estadual de Campinas.

Mateus Henrique de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.

Bacharel em Ciências do Esporte pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Michelle Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Unicamp, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - UnU ESEFFEGO e em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Coordena o projeto Cignus de Ginástica para Todos desde 2010, coordena o Programa UEG Mulheres e desenvolve ações de extensão sobre os eixos: ginástica, mulheres, pessoas idosas e esportes. Atualmente é diretora do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Estadual de Goiás.

References

ANDRÉS, F. Prólogo. In:O esporte em tempos de pandemia: um olhar desde Ibero-América. [S. l.]: UNESCO, 2020.

ARAÚJO, S.M.et al. Festivais online em foco: percepção de grupos participantes do Festival UFBA de Ginástica. In: CONGRESSO NACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS: a GPT e sua abordagem virtual em tempos de lutas e resistências, 9., 2021, Vitória.Anais [...].v. 1, n. 4.Vitória: UFES, 2021.

BEZERRA, A. C. V.et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Revista Ciências Saúde Coletiva, n. 25, supl. 1, jun. 2020.

BRASIL. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 49, Seção 1, p. 185, 12 de março de 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346. Acesso em: 12 maio 2022.

BRASIL. Recomendação Nº 036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.b ecomendaçõeses-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acesso em: 12 maio 2022.

CARBINATTO, M.V.; EHRENBERG, M.C. (org).Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento online. Curitiba: Bagai, 2020.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

CONGRESSO NACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS: a GPT e sua abordagem virtual em tempos de lutas e resistências, 9., 2021, Vitória. Anais [...]. v. 1, n. 4. Vitória: UFES, 2021.

CONGRESSO BRASILEIRO DE GINÁSTICA PARA TODOS. Histórico. 2022. Disponível em: https://www.congpt.com.br/. Acesso em: 12 maio 2022

FERNANDES, R. C.; EHRENBERG, M.C. A ginástica para todos na sua relação com as atividades orientadas para o lazer. EFdeportes: Revista Digital. Buenos Aires, n. 166, mar. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GARCIA-FERNÁNDEZ, Jerônimo. Tendências em gestão e indústria do fitness. Conferência de Abertura do 11o. Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Juiz de Fora: ABRAGESP, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kmBYmytgTgg&t=5s. Acesso em: 12 maio 2022.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GÓIS, A.N. et al. Lockdown como medida de intervenção para mitigar a propagação da COVID-19: um estudo de modelagem. SciELOPreprints. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.829. Acesso em: 12 maio 2022.

GRUPO CIGNUS.[S. l.; s. n.], 2020. 22 vídeos publicados pelo perfil @_cignus. Disponível em: https://www.instagram.com/_cignus/ Acesso em: 29 mar. 2022.

GYMNUSP.[S. l: s. n.], 2020. 1 vídeo, (138 min). IX Festival GymUsp. Publicado no canal GYMNUSP Ginástica para Todos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iAylmH2yAO0&t=4627s. Acesso em: 29 mar. 2022.

GYMNUSP. [S. l: s. n.],2021, 1 vídeo, (294 min). Webinário Ginástica para Todos: inclusive para os idosos!Publicado no canal GYMNUSP Ginástica para Todos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=keO7JL3Sfl8. Acesso em: 14 maio 2022.

GYMNUSP. [S. l: s. n.], 2021. 25 vídeos, (11 horas). Lives. 9 vídeos. Publicados no perfil @gymnusp. Disponível em: https://www.instagram.com/gymnusp/. Acesso em: 29 mar. 2022.

LAPEGI. [S. l: s. n.], 2020. 20 vídeos. Papo reto com a Ciência. Publicados no canal LAPEGI. Disponível em: https://www.youtube.com/c/LAPEGIUNICAMP. Acesso em: 29 out. 2021.

LAPEGI. [S. l: s. n.], 2021. 1 vídeo (85 minutos). VIII Festival de Ginástica e Artes Corporais da FCA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvUrbNI5fdg. Acesso em: 17 nov. 2021.

LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa como texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. p.137-155.

LONGO, Guilherme. O esporte além das quatro linhas na pandemia: uma análise do podcast "Jogoe em casa" do ge.globo. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43. Anais[...]..[S. l.; s. n.], 2020.

LOPES, P.et al. "Dendicasa": a cultura mineira na composição coreográfica de Ginástica para Todos. In:CONGRESSO NACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS: a GPT e sua abordagem virtual em tempos de lutas e resistências, 9., 2021, Vitória.Anais [...].v. 1, n. 4. Vitória: UFES, 2021.

MARQUETTI, C.S.M; CAFRUNI, Cristina Borges. Ginástica para Todos no ensino remoto: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS: a GPT e sua abordagem virtual em tempos de lutas e resistências, 9., 2021, Vitória.Anais [...].v. 1, n. 4. Vitória: UFES, 2021.

MENEGALDO, F.R.; BORTOLETO, M.A.C. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência - Revista de Educação Física, Esporte e Lazer. Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 1-17, jan./mar., 2020.

MIRANDA, E.M.A; CARBINATTO, M.V. Festival on-line de ginástica: desbravando possibilidades da Ginástica no ensino superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS: a GPT e sua abordagem virtual em tempos de lutas e resistências, 9., 2021, Vitória.Anais [...].v. 1, n. 4. Vitória: UFES, 2021.

OLIVEIRA, M. F.; TOLEDO, E. de. Construindo pontes: o caso do Congresso de Ginástica para Todos no Centro-Oeste. Corpoconsciência, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 106-121, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9188. Acesso em: 15 maio. 2022.

OLIVEIRA, M. F.; RUFINO, T. A.; TOLEDO, E. de. Cartas em tempos de pandemia: narrativas de idosas praticantes de ginástica para todos. In: OLIVEIRA, M. F.; OGERA, A. A. R.; FRANÇA, T. M. (org). Extensão universitária na Região Centro-Oeste: conquistas e desafios no século XXI. Anápolis: Ed. UEG, 2022.

PAOLIELLO, E.et al. Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.

PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C.; CARBINATTO, M. V.. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. ja/mar. 2016, p. 199-216, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000100199. Acesso em: 15 maio 2022.

PATRÍCIO, T.L.; CERQUEIRA, A. F.; CARBINATTO, M.V. Ações e reações de um grupo de estudo, pesquisa e extensão em ginástica durante a pandemia covid-19: estudo de caso com o Gymnusp. In: CONGRESSO NACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS: a GPT e sua abordagem virtual em tempos de lutas e resistências, 9., 2021, Vitória.Anais [...].v. 1, n. 4. Vitória: UFES, 2021.

PÉREZ GALLARDO, J.S; SOUZA, E.P. M. A proposta da ginástica geral do Grupo Ginástico Unicamp. In: AYOUB, E.; SOUZA, E.P.M.; PÉREZ GALLARDO, J.S. (org.). Coletânia de textos e sínteses do I e II Encontro de Ginástica Geral. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1997.

RUFINO, T.A. et al. Pandemia, festivais virtuais e Ginástica para Todos: olhares para aspectos coreográficos. Revista Didática Sistêmica, v.23, 2022.

SÁ-SILVA, J.R.; ALMEIDA, C.D.; GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas.Revista Brasileira de História e Ciências Sociais,ano 1,n. 1, jul. 2009.

SILVA, C. L.; BERGAMO, L. G.; ANTUNES, D. Os dias entre o teto e o chão da casa: lazer e práticas corporais no contexto brasileiro em tempos de covid-19. Revista Licere, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 57- 92, set. 2020.

TOLEDO, E.; TSUKAMOTO, M. H. C.; CARBINATTO, M. V. Fundamentos da Ginástica para Todos. In: NUNOMURA, M. (org.). Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p.21-48.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Procuradoria Geral. Resolução GR-034/2020, de 22 de março de 2020. Dispõe sobre medidas complementares à Resolução GR-024/2020, em virtude da quarentena decretada no Município de Campinas e no Estado de São Paulo pandemia do Coronavírus (Covid-19). Campinas: Procuradoria Geral, 2020. Disponível em:https://www.pg.unicamp.br/norma/17702/0. Acesso em: 15 maio 2022.

Published
2022-09-22