A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL
UM RELATO DE MINICURSO REMOTO DE PROTOTIPAGEM APLICADA
Palavras-chave:
Impressão 3D, Prototipagem, Extensão universitária, Inclusão digital
Resumo
As tecnologias de modelagem e impressão 3D estão cada vez mais sendo utilizadas nas mais variadas áreas. Contudo, é notório que o domínio destas tecnologias ainda está distante da realidade da maior parte da sociedade. Este presente artigo conta com relato de experiência de um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) cujo propósito alcançado foi trazer uma inserção ao domínio de uma ferramenta de criação de protótipos virtuais, ao público interno e externo à universidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 06: equipamentos de proteção individual. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2018. Disponível em: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR6.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Pec/msg1078-951015.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.
FARIAS, A. V. Autodesk Inventor: possíveis aplicações para o ensino de Engenharia e Física. Angicos, 2021.
PALHAIS, Catarina Bela Cardoso. Prototipagem: uma abordagem ao processo de desenvolvimento de um produto. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29163/2/ULFBA_TES_942.pdf. Acesso em: 31 ago 2021.
SILVA, Miriam Ferreira da; MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 5, v. 8, n. 6, p. 119-133, jun. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. Acesso em 2 dez. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Pec/msg1078-951015.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.
FARIAS, A. V. Autodesk Inventor: possíveis aplicações para o ensino de Engenharia e Física. Angicos, 2021.
PALHAIS, Catarina Bela Cardoso. Prototipagem: uma abordagem ao processo de desenvolvimento de um produto. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29163/2/ULFBA_TES_942.pdf. Acesso em: 31 ago 2021.
SILVA, Miriam Ferreira da; MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 5, v. 8, n. 6, p. 119-133, jun. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. Acesso em 2 dez. 2021.