EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
E QUANDO A CONEXÃO VIRTUAL NÃO É POSSÍVEL? GIBI!
Resumo
O Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) fomenta o letramento científico em cultura oceânica e cidadania ambiental a crianças e jovens do Dique da Vila Gilda (Santos, SP), região de alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Desde 2018 atuando em ações presenciais e, diante da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, foi preciso nos reinventarmos. A produção, impressão e distribuição de gibis permitiram a conexão e continuação das atividades educativas diante da realidade de limitadíssimo ou nenhum acesso ao espaço virtual. Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da arte digital na construção do conhecimento de jovens cientistas e, considerando o cenário pandêmico, a estratégia de elaboração de um material físico e de distribuição porta a porta. O gibi permitiu a aprendizagem de conceitos oceânicos, protagonismo das crianças e jovens e conscientização ambiental sobre o lugar que residem, incentivando ações de divulgação científica.
Downloads
Referências
ADOBE InDesign. Versão 15.0: Adobe Inc, 2022.
CARVALHO, Wellington F. de et al. Elaboração de um guia ilustrado com a ictiofauna do Rio Itapecerica, Divinópolis-MG: educação e conscientização ambiental. Em Extensão, v. 19, n. 1, 2020.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
(Cetic.br), CGI.br/NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação
nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/. Acesso em: 24 jun. 2022.
CORELDRAW. Versão 23.1.0.389: Corel Corporation, 2021.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus.
2021. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/retratos-da-educacao-na-pandemia. Acesso em: 26 jun. 2022.
INKSCAPE. Versão 1.2: GNU General Public License, 2022. Disponível em: https://inkscape.org/. Acesso em: 2 nov. 2022.
MAZZO, Tatiana M.; KASTEN, Paula; IGNACIO, Barbara Lage. Promovendo o desenvolvimento sustentável através do protagonismo infanto-juvenil na cultura oceânica. In: ALVES, Lucineia (org.). Teoria e prática na Educação. Rio de Janeiro: Autografia Editora, 2021. v. 2.
NASCIMENTO, Bruno Santos; FERREIRA, Rodrigo da S. Projeto Gibi Didático: um trabalho interdisciplinar no Ensino da Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. In: SEMINÁRIO
NACIONAL DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA - SHIAM, 6., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas, 2017.
OLIVEIRA, Manoel Garcia de; GARCIA, Nayara Fernanda Lisboa; SOUZA FILHO, Moacir Pereira
de. Os impactos da linguagem narrativa ilustrada como ferramenta pedagógica no ensino de
Química. Revista Philologus, v. 26, n. 78, Supl., p. 2626-35, 2020.
RAMOS, Maria Parreiras; BARBOSA, Renata S. S. Histórias em quadrinhos no espaço escolar: algumas possibilidades estratégicas. In: ALVES, Lucineia (org.). Teoria e prática na Educação. Rio de Janeiro: Autografia Editora 2021. v. 2.
REZENDE, L. A. Leitura e formação de leitores: vivências teórico-práticas. Londrina: Eduel,
2009.
RIECKMANN, Marco. Education for sustainable development goals: learning objectives. [S. l.]:
Unesco Publishing, 2017.
SANTORO, Francesca et al. Cultura oceânica para todos: kit pedagógico. UNESCO Electronic Paper. France 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373449. Acesso em: 25 jun. 2022.
SCHNETZLER, R. P. Conceituando a pesquisa em ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 20, 2004.
STEVANIM, Luiz Felipe et al. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam
a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15, ago. 2020.
UNESCO. RIECKMANN, Marco. Education for sustainable development goals: Learning objectives. [S. l.]: Unesco Publishing, 2017.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da exclusão escolar no Brasil.
Brasília: Escritório da Representação do Unicef no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.
unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil. Acesso em: 22 jun. 2022.
VERGUEIRO, W. Quadrinhos Infantis In: (Org), Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2004.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQ no ensino. In: RAMA, Angela et al. (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.