A CONSTRUÇÃO DE UM SEMÁFORO NO TINKERCAD

ABERTURAS PARA TRABALHAR ROBÓTICA COM CRIANÇAS

  • Fabiane Mondini
  • Ronaldo Araújo de Souza
  • Maysa Gabriela Lucas Izaias
  • João Pedro Gonçalves Dias
  • Eric Ribeiro Alves
Palavras-chave: Educação, Conhecimento, Ações afirmativas, Robótica

Resumo

Este texto tem por objetivo tematizar a construção de um semáforo na plataforma Tinkercad
com alunos do 5o ano de uma escola pública da cidade de Votorantim — SP. As ações estão
vinculadas ao projeto Robótica Educacional: uma proposta para o Ensino Fundamental I, que está
em desenvolvimento desde o primeiro semestre de 2022 por um grupo de estudantes, atendido
com recursos da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Diversidades (CAADI), da Universidade
Estadual Paulista (UNESP). Orientados pela abordagem STEAM e pelo que vem se convencionando

a chamar na região de inquérito da Educação Matemática de Educação Tecnológica, desenvolve-
mos oficinas de introdução à lógica de programação com o Scratch e elaboramos protótipos tais

como dispenser automático de álcool em gel, carrinho de controle remoto, alarme de presença,
semáforo. Este último é tematizado neste trabalho porque compreendemos a existência da
possibilidade de abordarmos conteúdos conectados com o presente dos alunos, que vivem em
uma realidade de pouco contato com as tecnologias digitais. A abrangência do texto também se
estende ao tema das ações afirmativas, que desempenham um importante papel no combate à desigualdade social e às segregações, permitindo que pessoas pertencentes a grupos socialmente
marginalizados alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico,
socioprofissional e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-30