O CORPO EM MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

  • Daiana Camargo
  • Marilúcia Antonia de Resende Peroza
  • Izabelle Cristina de Almeida
Palavras-chave: Formação de professores, Extensão universitária, Corpo e movimento

Resumo

Neste texto, apresentamos reflexões tecidas durante a realização do curso de extensão “O corpo

em movimento na Educação Infantil”, promovido no primeiro semestre de 2020 pelas professo-
ras do Departamento de Pedagogia da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná.

Realizado em contexto pandêmico, na modalidade online, objetivou oportunizar reflexões sobre
a importância do corpo em movimento na educação de crianças pequenas, relacionando-as com
o trabalho pedagógico. A proposta foi realizada por meio de conversas virtuais, como forma
de provocar interação e troca de experiências. O curso aconteceu em quatro encontros, e em
cada um deles foram abordados temas específicos, com a participação de especialistas da área
e professoras da Educação Básica, oriundas de diversas instituições do país, explanando sobre as
diversas possibilidades de compreensão do corpo e/em movimento. Foram relatadas pesquisas
e experiências cotidianas, o que favoreceu o diálogo e estreitou as relações entre universidade
e escola. O curso foi avaliado pelos participantes como um espaço fundamental para repensar
a docência e as necessidades das crianças no período pandêmico mediante o Ensino Remoto

Emergencial e para além dele, quando pudessem retornar às atividades presenciais. As coor-
denadoras do curso constataram a abrangência do curso para diferentes regiões do país como

um fator relevante para a formação continuada naquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-30