A CARTILHA E A DOBRADURA DE PAPEL COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

  • Jauri dos Santos Sá
  • Jamile Maria da Silva Weizenmann
  • Bruna Karolina Schuster Becker
  • Uelinton Medeiros Lazzari
Palavras-chave: Educação patrimonial, Cartilha, Dobradura de papel, Extensão

Resumo

O projeto de extensão Patrimônio Vivo da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) tem o objetivo de transformar a postura social frente ao patrimônio cultural na região do Vale do Taquari/RS. Desde o ano de 2018, foram realizadas ações extensionistas presenciais nos municípios de Santa Clara do Sul, Forquetinha, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. Contudo, devido à pandemia de COVID 19, essa forma de atuação nas comunidades foi interrompida. Para dar continuidade às atividades, o projeto inovou ao elaborar instrumentos de educação patrimonial destinados a alunos do 4o e 5o ano do ensino fundamental das redes públicas municipais. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo criativo de construção de dois instrumentos de educação patrimonial: a cartilha Recolorindo Memórias (volume 1 e 2) e as Dobraduras de Papel, os quais propõem um olhar lúdico sobre edificações remanescentes do período de colonização da região. Para a produção das cartilhas e das dobraduras, buscou-se selecionar construções reconhecidas pelas comunidades, as quais foram identificadas nas rodas de conversas realizadas nas ações extensionistas presenciais. As dobraduras foram elaboradas a partir do redesenho de edificações selecionadas e as cartilhas a partir de croquis, ambos desenvolvidos por voluntários do projeto de extensão. A utilização dos produtos como instrumento pedagógico é inovadora em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, pois a experiência e o contato direto com as evidências e manifestações da cultura tem potencialidade para levar as crianças a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.

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Publicado
2022-12-29