COLÉGIO ESTADUAL PAULA SOARES

a prática reflexiva como narrativas da vida institucional

  • Flávia Obino Corrêa Werle
Palavras-chave: História institucional, prática reflexiva em situações de gestão escolar, escola pública

Resumo

Este texto reflete acerca de registros de vida de uma escola estadual e seus atores. Ao longo de todo o trabalho, narrativas, escritas, reflexões acerca de vivências e acontecimentos são analisadas. Fontes documentais diversificadas sustentam esta reflexão cujo eixo de análise é a narrativa como prática reflexiva e exercício de registro da vida pessoal e institucional, importante elemento mobilizador de interpretações, decisões, visões de mundo. É um texto que fala da vida de professores públicos e das instituições em que trabalharam, como percebiam, o que valorizavam, como se comunicavam e o que decidiam deixar como história sua e da instituição em que atuavam. Mostra que são muitas as formas de prática reflexiva e que ela pode incidir sobre instituições, situações, aspectos do cotidiano bem como eventos e relações hierárquico-institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos