POSSIBILIDADES DE IN(TER)VENÇÕES PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA

um olhar sobre as microinterações

  • Adriana Dickel
  • Ana Lúcia Werneck Veiga Di Pizzo
  • Flávia Eloisa Caimi
  • Rosane Colussi
  • Sílvia Maria Scartazzini
Palavras-chave: relação pedagógica, intervenção, aprendizagem, troca cognitiva

Resumo

Trata-se de um estudo sobre microinterações estabelecidas em uma 1ª série do ensino fundamental, em uma escola pública de periferia urbana. Pressupondo o professor como agente de in(ter)venção nos processos de construção de conhecimento e desenvolvimento cognitivo dos estudantes e com base em referenciais piagetianos e bakhtinianos e observações nãoparticipantes, investiga-se se a professora pressupõe e reconhece os processos cognitivos das crianças quando lhes propõe atividades e se sua intervenção produz nelas condições para a construção de conhecimentos em novos patamares. Por fim, apresentam-se indicativos pautados no método clínico que poderiam compor formas de escuta e de orientação das práticas de ensinar e aprender, mediadas pelo diálogo entre professor e alunos.

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Artigos