ANÁLISE DO DISCURSO AVALIATIVO DO PROINFANTIL

estratégias de governamento implicadas na formação do professor de educação infantil

  • Rodrigo Saballa de Carvalho
Palavras-chave: ProInfantil, Discurso, Avaliação, Formação docente

Resumo

O artigo analisa as estratégias de governamento presentes nos discursos das questões avaliativas dos cadernos de aprendizagem do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil). Trata-se de um curso em nível de Ensino Médio, a distância, do Ministério da Educação (MEC), que objetiva a formação de professores que atuam na Educação Infantil e não possuem titulação. O material analítico é constituído por questões avaliativas, e a metodologia utilizada é a análise do discurso foucaultiana. A partir desse estudo, conclui-se que a avaliação do curso opera por meio de estratégias de governamento que objetivam guiar a conduta dos cursistas para que estes se tornem professores práticos reflexivos.

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