PSICOPEDAGOGIA

uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdos

  • Karina Ávila Pereira
Palavras-chave: Surdez, aquisição de linguagem, Psicopedagogia

Resumo

O Presente artigo tem por objetivo a análise de um estudo de caso de um aluno surdo, através de sessões psicopedagógicas tendo como referência os Estudos Surdos, campo teórico que pensa a educação de surdos a partir de contribuições dos Estudos Culturais em Educação. O trabalho psicopedagógico foi desenvolvido durante um estágio obrigatório da disciplina de Psicopedagogia Clínica e teve como objetivo a prática psicopedagógica, utilizando se de ferramentas e testes avaliativos procurando identificar e amenizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno específico. Hora do jogo, par educativo e desenho da família foram alguns dos testes aplica dos, e muitos destes demonstraram uma lacuna imensa no conhecimento deste aluno. O grande objeto desta investigação é tentar analisar o meio linguístico em que este aluno se desenvolveu, o qual pode ou não ter influenciado no atraso cognitivo do mesmo, pro curando problematizar algumas relações que se estabelecem entre surdez dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos