ENTRE PALAVRA E IMAGEM
elementos para pensar o potencial de ficcionalização da prática pedagógica
Resumo
O tema que buscamos percorrer neste trabalho concebe a linguagem não só como elemento que nos permite representar o mundo como também criá-lo. Desse modo, procuramos fazer da atuação em uma escola da rede pública municipal situada em uma zona periférica de Porto Alegre o campo empírico interrogante que nos instiga e nos convoca a assumir um compromisso com o lugar da e xperiência docente. Interessa nos pensar o espaço escolar como um espaço em potencial de criação. Para cumprir este fim, a metodologia escolhida nos conduz a um olhar que se desloca como o de um voyeur recolhendo fotografia s de cenários e personagens, tr amas e memórias, autorizando estes fractais do vivido a refazer os traços da existência via enunciação simbólic a . É desde este lugar de e strangeiridade e estranhamento do banal e do cotidiano que vimos pensando o papel da linguagem não como monologia , imposição de sentido, mas como abertura capaz de conjuga r vida, arte e ficcionalização.