A TEMÁTICA AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

uma revisão dos anais do ENPEC de 2013 e 2015

  • Liliane Samira Becari Nogueira
Palavras-chave: Educação ambiental, Currículo, ENPEC, Ensino de ciências

Resumo

Este artigo comunica uma revisão bibliográfica cujoobjetivo foi analisar aspectos relacionados à inserção da temática ambiental nos currículos de Ciências da Natureza, da educação básica, evidenciados pelos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), nos anos de 2013 e 2015. A análise foi estruturada em três categorias, a saber: “Concepções de currículo”, “Educação Ambiental (EA) e interdisciplinaridade” e “Possibilidades pedagógicas para a inserção da temática ambiental nos currículos”. A maioria dos trabalhos traz a interdisciplinaridade como a principal perspectiva de abordagem para as questões ambientais. A ausência de trabalhos que analisem a inserção da temática ambiental nas propostas curriculares brasileiras foi uma lacuna encontrada, uma vez que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) orientam o trabalho com a EA, em todos/as os níveis/modalidades de ensino, por um viés crítico e transformador.

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