EMPODERAMENTO E AUTOEFICÁCIA DOCENTES
uma revisão de literatura
Resumo
Empoderamento de professores e autoeficácia docente são constructos de diferentes teorias que buscam compreender como os professores se sentem capazes para realizar mudanças em seu cotidiano escolar. A presente revisão sistematizada de literatura analisou a produção científica internacional, com vistas a identificas metodologias, instrumentos e associações entre os dois constructos. Recorreu-se às bases Web of Science, ERIC e SmartCat, considerando os descritores teacher, empowerment, and self-efficacy. Os critérios de elegibilidade foram: período de publicação (1996 a 2016), a utilização dos descritores no título e/ou resumo e a disponibilidade dos textos completos. A busca resultou em 24 artigos, entre os quais , 13 atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos analisados indicaram correlação positiva entre os constructos, com predominância de estudos quantitativos. Concluiu-se que pesquisas objetivando investigar o impacto dos constructos no contexto educativo são necessárias, a considerar os efeitos na ação docente na sala de aula e na escola.