A ANÁLISE DE CONTEÚDO E A ANÁLISE DO DISCURSO COMO OPÇÕES METODOLÓGICAS NA PESQUISA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL

  • Mary Rangel

Résumé

Entre as opções metodológicas ao estudo de representações, encontram-se a análise do discurso que atende a interesses tais como a análise semiótica, associada ao exame crítico das condições (histórias, ideológicas) da produção da mensagem e a análise de conteúdo que atende a interesses, tais como o de recortar e analisar, a partir de determinadas referências teóricas, o conteúdo da mensagem. Essa análise é situada num contexto, onde se encontram as condições de sua produção.
Neste trabalho, então, recuperam-se duas pesquisas, que constituíram teses de Concurso para Professora Titular em duas Universidades brasileiras: Universidade Federal Fluminense (1994), como Professora Titular de Didática, e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), como Professora Titular da área de ensino-aprendizagem. Essas teses, recorrentes, uma à análise de conteúdo (Rangel, 1994) e outra à análise do discurso (Rangel, 1995), trazem, no Capítulo de Metodologia, conceitos e princípios que justificam a escolha do método para a investigação de representações e esclarecem sobre os procedimentos adotados.
Nas conclusões, pode-se perceber como o percurso metodológico auxiliou a analisar expectativas e idealizações sobre o “bom professor” (Rangel, 1994) e o “bom aluno” (Rangel, 1995).

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos