O TRABALHO DOCENTE, A PEDAGOGIA E O ENSINO
interações humanas, tecnologias e dilemas
Résumé
O objetivo desse texto é repensar a natureza da pedagogia e, conseqüentemente, do ensino no ambiente escolar. Pretende-se mostrar como a análise do trabalho dos professores, considerado em seus diversos componentes, tensões e dilemas, permite compreender melhor a prática pedagógica na escola. Este texto está dividido em quatro partes. A primeira, propõe uma definição da pedagogia baseada na análise do trabalho docente, procurando ao mesmo tempo identificar certas conseqüências conceituais importantes. A segunda, aborda o estudo do processo de trabalho dos professores do ponto de vista das finalidades, do objeto e do produto do trabalho. A terceira parte tenta definir a natureza das tecnologias do ensino e o seu impacto sobre a pedagogia. Enfim, a quarta e última parte analisa o papel dos professores no processo de trabalho escolar e certas implicações de sua atividade profissional. Por meio desses diferentes aspectos, propomos uma definição da pedagogia enquanto "tecnologia da interação humana", colocando em evidência, ao mesmo tempo, a questão das dimensões epistemológicas e éticas subjacentes ao trabalho com o ser humano. Pretendemos, assim, contribuir para a elaboração de uma teoria do trabalho docente e da pedagogia.