A PSICOPEDAGOGIA E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

  • Roberta Luna da Costa Freire

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção da Psicopedagogia no âmbito escolar, com o intuito de resolver os problemas de aprendizagem surgidos nesse contexto. Para escrevê-lo, utilizamos como suporte uma pesquisa realizada com sete pedagogas da rede pública e/ou privada da Cidade de Natal- RN, que buscaram o curso de Especialização em Psicopedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Constatamos, a partir do discurso dessas pedagogas, que, no âmbito educacional, a ineficácia dos métodos até então utilizados mobilizam os educadores a buscarem uma solução para os problemas de aprendizagem no Curso de Psicopedagogia. Observamos, porém, que, ao contrário do que afirmaram essas pedagogas, a Psicopedagogia, além de não ter trazido efetivas contribuições no sentido de solucionar os impasses registrados no processo de ensino-aprendizagem, promoveu a psicologização do ambiente escolar.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos