A PRODUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA E NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA SEM FIM

  • Carlos R. S. Machado

Résumé

A gestão democrática da educação foi estabelecida na Constituição de 1988, em seguida incorporada
às Constituições Estaduais e Municipais e, posteriormente, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEn) em 1996. No entanto, a produção da democracia e da gestão democrática, sendo concebida como atividade de sujeitos em contextos dinâmicos, é um processo que não tem fim. Na primeira parte, discuto a motivação a este debate, os conceitos e os fundamentos da u-topia democrática na educação na transição paradigmática que defini como democracia sem fim. Na segunda, argumento que tanto a democracia como a gestão democrática na sociedade e na educação (e no ensino) são produzidos pelos humanos – são obras humanas e, portanto, novas relações sociais podem ser produzidas relacionadas ao paradigma emergente. Ao final, faço considerações de conjunto relacionando aspectos teóricos da gestão, da democracia e da educação à produção da gestão democrática da e na educação como parte fundamental dos processos de construção da democracia sem fim.

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