NEM HERÓIS, NEM VILÕES

uma história da biologia que ajude a dar sentido ao aprendizado de biologia

  • Maria Luiza Gastal

Résumé

O presente artigo trata do papel do ensino da história da biologia no ensino de ciências biológicas. Apesar de reconhecer a importância do ensino de elementos de história das ciências, vemos que o ensino de ciências - e de biologia - ainda possui uma característica fortemente conteudística, sem apresentar os aspectos relacionados à construção do conhecimento científico. Por outro lado, as tentativas de inclusão de elementos de história da biologia no ensino da disciplina são, em geral, mera repetição de nomes e datas, numa perspectiva presentista, e com a repetição de erros consagrados, tais como ensino memorístico sem contextualização histórica dos fenômenos. Propomos que um ensino de biologia que aborde de maneira apropriada eventos da história da disciplina pode tornar sua aprendizagem, por parte dos alunos, mais efetiva, agradável e mesmo emocionante.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos