EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL
uma combinação possível?
Résumé
Nos anos 2000 a educação superior na modalidade a distância sofreu expansão acelerada no Brasil, principalmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). A maioria dessas vagas destinou-se à formação inicial de professores da educação básica. Partindo desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os efeitos dessa formação sobre o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos que frequentaram cursos superiores de Pedagogia e Normal Superior. Para desenvolver o estudo, foi feito um levantamento da produção da pós-graduação sobre o tema no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seguida da seleção e leitura dos trabalhos na totalidade. As análises feitas evidenciaram que contribuições significativas foram trazidas pelos cursos aos estudantes, na ótica dos pesquisadores, mas também problemas foram apontados, revelando a importância desta discussão para a elaboração de políticas educacionais na área, em nosso país.