HISTÓRIAS DE VIDA
narrativas do cotidiano como suporte ao ensino de história e geografia nas séries iniciais do ensino fundamental
Résumé
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 15 professores atuantes em séries iniciais do Ensino Fundamental, em quatro comunidades – Colônia São Pedro, Faria Lemos, Marcorama e São Roque Figueira de Melo, nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, ambos no Rio Grande do Sul. Objetivou a construção de proposta metodológica de iniciação ao ensino de História e Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental – Estudo do Meio –, visando a intervir na percepção de uma identidade étnica e cultural com base em valores locais e tendo como sustentação as experiências de vida em família e em comunidade, através das relações espaciais, temporais e grupais. A escolha desta região deveu-se ao fato de os envolvidos – alunos, professores, funcionários e comunidade – serem descendentes de imigrantes. Os professores receberam textos de pesquisadores, antropólogos e historiadores da cultura italiana no Rio Grande do Sul, para se abastecerem de conhecimentos sobre a história local e regional, complementando, assim, as informações contidas nos livros didáticos. Um estudo de cunho etnográfico, representado por um conjunto de manifestações, favoreceu a compreensão das modificações ocorridas no espaço – resultantes de um modelo de ocupação e de construção das sociedades locais através do tempo – oportunizando aos alunos a formação de seus próprios conceitos espaço-temporais, baseados no estudo de seus antepassados, fundamental na iniciação aos conhecimentos histórico e geográfico.