A CIDADE PRECISA DORMIR EM PAZ

Relações entre Educação, Psicologia e risco social

  • Simone Maria Hüning
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi

Résumé

Neste artigo, buscamos problematizar e redimensionar a compreensão a respeito de algumas práticas de governamento voltadas a crianças e adolescentes ditos em “situação de risco social”. Isto é resultado da análise de programas socioeducativos militares, voltados ao entendimento deste público, bem como de seus interlocutores, tais como a escola, a legislação os conselhos tutelares que tomaram a infância e adolescência como seu objeto. Estes documentos foram analisados a partir do olhar da produção foucaultiana, tomada como uma forma de interrogar a realidade. Procuramos, assim, dar visibilidade às condições de possibilidade envolvidas na intervenção de como e por quais estratégias essas organizações passam a constituir-se como locus do desenvolvimento de programas sócio-educativos. Primeiro, apresentamos algumas reflexões a respeito das questões de intervenção e da articulação entre duas modalidades de poder na constituição de populações governáveis. Em seguida, buscamos uma genealogia de sua constituição para analisarmos as estratégias e tecnologias voltadas ao governamento desta população.

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