ERRADICAR A POBREZA E REPRODUZIR O CAPITAL

notas críticas sobre as diretrizes para a educação do novo milênio

  • Susana Vasconcelos Jimenez
  • Maria das Dores Mendes Segundo

Résumé

O artigo discute a relação entre educação e pobreza consignada nas proclamadas diretrizes educacionais para o novo milênio. O exame dos documentos resultantes dos sucessivos fóruns internacionais promovidos com apoio do Banco Mundial demonstra que a educação é sistematicamente elencada como fator por excelência de erradicação (ou alívio) da pobreza. Ao mesmo tempo, o Banco urge que reformas sejam executadas pelos mesmos países assolados pela pobreza, as quais aprofundam o projeto de mercantilização da educação e de aligeiramento dos conteúdos do ensino em todos os níveis. Conclui-se que a relação traçada entre educação e pobreza traduz uma retórica mistificadora, representando um instrumento de ajuste ao projeto de reprodução do capital, diante do agravamento das dificuldades de acumulação do lucro postas pela crise estrutural contemporânea.

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