A GÊNESE DAS TEORIAS CRÍTICAS DO CURRÍCULO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

  • Júlio César Apolinário Maia
  • Eulália Gonçalves Souza Oliveira
  • Michele Silva Sacardo

Résumé

O presente texto, cuja tipologia por delineamento assume caráter bibliográfico, tem por objetivo demarcar a emergência das Teorias Críticas do Currículo em solo brasileiro. Para tanto, adota, como ponto de partida, a criação dos programas de pós-graduação durante o Regime Militar, ocasião em que o caráter tecnicista, aliado aos campos educacional e curricular, abrandado pelas próprias cobiças da Ditadura Militar, sofre constantes retaliações. Aprofunda-se, durante a segunda seção, o direcionamento dado às críticas sobre o papel do currículo, em função da necessidade de sua articulação às relações políticas, econômicas e socioculturais, durante os primórdios da Nova República. A terceira seção aponta o florescimento das teorizações críticas acerca do currículo ainda sob a conjuntura da Nova República. O esforço de síntese evidencia como o currículo, no ínterim da década de 1980, consubstanciava tanto interesses de grupos conservadores, quanto de grupos progressistas, refletindo assim o embate travado entre ambos.

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