O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PÓS-PNLD

como anda o ensino de ortografia?

  • Jorge Luís Lira da Silva

Résumé

Este estudo pretende verificar o tratamento dado à ortografia pelos livros didáticos de português (LDP) das séries finais do Ensino Fundamental, no eixo da análise linguística. Analisamos duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2005) e seus respectivos manuais do professor. Procuramos, assim, tratar de questões tais como: existia um ensino sistemático de ortografia ao longo das séries? Como o manual do professor concebia o aprendizado da ortografia? Existia um tratamento diferenciado para os casos regulares e irregulares da norma ortográfica? Existia um ensino voltado à segmentação e à acentuação de palavras? Os resultados obtidos sugerem que o ensino sistemático da norma ortográfica ainda terá um caminho longo para ser trilhado, de modo a considerar-se a ortografia um objeto de conhecimento que precisa ser transformado em objeto de ensino, didaticamente refletido.

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