PROPOSTA DE FILOSOFIA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant

  • Samuel Mendonça

Résumé

A Proposta Curricular do Estado de SP para a disciplina de filosofia elege a cultura como vetor para o ensino médio, da mesma forma que a matriz curricular das escolas é estruturada a partir de competências e habilidades. Enquanto as discussões sobre a cultura indicam a necessidade de a escola formar cidadãos conscientes e comprometidos com a realidade social em que vivem, quais as competências prioritárias para este fim? Neste artigo, pretendemos analisar a Proposta Curricular de filosofia, evidenciando que se trata de sugestão para o docente, que tem preservada a sua autonomia neste processo de ensino. Com efeito, a autonomia será aqui problematizada enquanto possibilidade do distanciamento da preguiça e da covardia, elementos que deixam o homem no estado de menoridade, segundo Kant em Was ist Aufklärung?, nosso referencial teórico neste artigo. O método consiste em revisão bibliográfica dado tratar-se de artigo produzido a partir da área de filosofia da educação.

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