AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

uma aposta na compreensão da leitura

  • Rejane Flor Machado
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Résumé

Discute-se neste texto o uso de estratégias de leitura, visando identificar se os alunos as utilizam e se investem em processos autorregulatórios com o objetivo de facilitar a compreensão leitora. Como ponto inicial deste trabalho, coloca-se em relevância um quadro desconcertante para os professores: os jovens chegam frequentemente à universidade sem saber ler. O pressuposto que embasa as considerações aqui feitas é de que se aprende a ler e, para isso, é necessário que se aprenda a utilizar estratégias autorregulatórias. A etapa de estudo que se está reportando neste momento ocupou-se da programação e aplicação de tarefas em que o aluno deveria se colocar como verdadeiro leitor, que busca o sentido do texto e que, para isso, precisa ter o conhecimento de como o texto circula na sociedade, como se organiza discursivamente, como hierarquiza as informações etc. Conforme instruções, os alunos alvos da pesquisa, em situação específica, responderam questões sobre o procedimento que tiveram ao se envolverem com o texto e com o sentido que dele emana. Terminada essa etapa, foi feita uma avaliação para verificar a existência de relação entre uso de estratégias autorregulatórias e a compreensão leitora. Os dados obtidos mostram que os alunos que utilizaram estratégias autorregulatórias, de forma mais efetiva, realizaram também uma leitura compreensiva mais eficaz. É o que aponta o construto da teoria da autorregulação, ou seja, estes fizeram uma leitura mais profícua do que aqueles que não apresentaram indícios de controle da leitura.

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