AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

uma aposta na compreensão da leitura

  • Rejane Flor Machado
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumen

Discute-se neste texto o uso de estratégias de leitura, visando identificar se os alunos as utilizam e se investem em processos autorregulatórios com o objetivo de facilitar a compreensão leitora. Como ponto inicial deste trabalho, coloca-se em relevância um quadro desconcertante para os professores: os jovens chegam frequentemente à universidade sem saber ler. O pressuposto que embasa as considerações aqui feitas é de que se aprende a ler e, para isso, é necessário que se aprenda a utilizar estratégias autorregulatórias. A etapa de estudo que se está reportando neste momento ocupou-se da programação e aplicação de tarefas em que o aluno deveria se colocar como verdadeiro leitor, que busca o sentido do texto e que, para isso, precisa ter o conhecimento de como o texto circula na sociedade, como se organiza discursivamente, como hierarquiza as informações etc. Conforme instruções, os alunos alvos da pesquisa, em situação específica, responderam questões sobre o procedimento que tiveram ao se envolverem com o texto e com o sentido que dele emana. Terminada essa etapa, foi feita uma avaliação para verificar a existência de relação entre uso de estratégias autorregulatórias e a compreensão leitora. Os dados obtidos mostram que os alunos que utilizaram estratégias autorregulatórias, de forma mais efetiva, realizaram também uma leitura compreensiva mais eficaz. É o que aponta o construto da teoria da autorregulação, ou seja, estes fizeram uma leitura mais profícua do que aqueles que não apresentaram indícios de controle da leitura.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Sección
Artigos