VALORIZAÇÃO DOCENTE E CARREIRA DO MAGISTÉRIO NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS

  • Márcia Aparecida Jacomini
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
  • Isabel Melero Bello

Résumé

Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa mais ampla, intitulada “Condições de trabalho e relações de classe dos docentes da rede básica de ensino no município de Guarulhos-SP”, realizada entre 2013 e 2014.A pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da carreira do magistério desse município, a partir de legislações nacional e municipal que regulamentam os Planos de Carreira Docente; de dados educacionais do município; de dados do banco GEPECSO (2014), sobre a percepção dos professores em relação à carreira; e de entrevistas realizadas com seis professoras de três escolas escolhidas por seu porte e localização. Observou-se que o Plano de Carreira está em conformidade com a legislação nacional e que o vencimento base em 2015 era superior ao Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Contudo, questões previstas no Plano, ainda não regulamentadas, como avaliação de desempenho, têm atrasado e prejudicado a melhoria dos salários e das condições de trabalho dos professores guarulhenses. 

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