A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO SUL
Résumé
O artigo debate a formação de professoras para a Educação Infantil pelo curso de Pedagogia, pós Resolução do Conselho Nacional de Educação/Curso de Pedagogianº1/2006, que fixou as Diretrizes Curriculares para o curso. Tem como fontes, além da legislação curricular, os Projetos Políticos Pedagógicos e as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia presenciais de sete universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul, entendidos como discursos de políticas culturais e curriculares. Fundamenta-se na literatura dos campos da Educação Infantil e da Formação de Professores e utiliza aportes da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Conclui que os cursos pesquisados apresentam uma formação generalista e não contemplam o perfil da profissional docente qualificada, esperado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil para atuar, especialmente, junto às crianças de 0 a 3 anos.